BLOG

Fique antenado aos acontecimentos de Santa Bárbara, além de dicas de turismos e receitas típicas

Santuário do Caraça

19maio

Quem vem a Santa Bárbara não pode deixar de visitar um dos pontos mais importantes da região: o Santuário do Caraça, com entrada única pelo distrito de Brumal (sentido ao subdistrito de Sumidouro).

A Província Brasileira da Congregação da Missão (PBCM) é a proprietária e mantenedora do Santuário do Caraça.
Fundado em 1774, o Santuário do Caraça abriga um rico patrimônio histórico, cultural e ambiental.

Além do Santuário religioso, o Caraça tem uma pousada e é uma Unidade de Conservação, na categoria de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), decretada pelo IBAMA em 1994.

O conjunto orográfico da Serra do Caraça constitui o penúltimo contraforte meridional da Cordilheira do Espinhaço. Seu ponto culminante, que é também a maior elevação da região, é o Pico do sol, com 2072 m de altitude.

Devido a sua localização geográfica (altitude, clima, relevo, etc.), a Reserva do Caraça apresenta em seu território uma rica biodiversidade, abrindo espécies endêmicas (que só ocorre na região) e espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará.

O clima caracteriza-se pelo predomínio de temperaturas amenas durante o ano, com médias anuais que variam em torno de 15°C.

Apresenta as antigas instalações muito bem preservadas do Seminário, desativado após um grande incêndio em 1968: a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em estilo neo-gótico do século XVIII, que tem no altar a múmia de São Pio, trazida da Itália (com um cálice do seu sangue); clausura; bibliotecas e museu. Esse antigo Seminário conta com meio de hospedagem próprio destinado, exclusivamente, ao relaxamento, oração e retiro espiritual.

LEAVE A COMMENT