o melhor preço garantido
A inauguração do Hotel Quadrado restaurado se deu no dia 03/dezembro de 2002, (do imóvel principal defronte a Igreja Matriz) como evento preparatório e anunciador da celebração dos 300 anos de Santa Bárbara, eventos que se deram entre os dias 04/dezembro 2003 a 04/dezembro 2004 (data principal).
A história que lhe precede, no entanto, não pode ser olvidada. Entre os anos de 1997/1998 (4/outubro) atendendo a pedido de minha mãe D. Percí, patrocinamos a restauração da Igreja de São Francisco. Na inauguração dessa restauração e com os olhos voltados para o tricentenário de Santa Bárbara que se daria a dai contados seis anos lançamos arrojadamente o projeto restauração artística da Igreja Matriz de Santo Antônio de Santa Bárbara.
Os apelos e as motivações eram vários: a própria celebração do tricentenário; a ocupação da então ativíssima Associação dos Amigos de Santa Bárbara que viemos a presidir e que foi líder nos empreendimentos das celebrações; o péssimo estado da arte do mestre Manuel da Costa Athaide (a maior em extensão e a mais bela de suas obras [é preciso ter presente em relação à arte barroca oitocentista em Minas, que Athaíde está para a pintura assim como Aleijadinho está para a escultura]); os ventos favoráveis em torno da consciência restauradora em Minas, no Brasil e no mundo e a necessidade de devolver Santa Bárbara ao seu lugar na história de Minas.
Nessa linha, e além da restauração do Hotel, empreendemos, colaboramos e viabilizamos os seguintes restauros em Santa Bárbara: Igreja de São Francisco, Capela do Senhor do Bonfim, Capela de Santa Luzia, Cine Vitória (projeto de arquitetura e primeiros recursos), Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil (projeto levado a cabo com recursos da prefeitura), Casa de Affonso Penna (projeto e devolução do mausoleu e dos restos mortais do presidente [uma história à parte, contada em prosa em escritos próprios. Um sequestro cívico que pouca gente conhece como se deu]), devolução das escadarias da Casa Rocha à sua arquitetura original (projeto levado a cabo com recursos da prefeitura), novo calçamento da Avenida Petrina de Castro entre a Igreja do Rosário e a praça da Matriz (projeto executado pela prefeitura), adoção da Cadeia para abrigar o Museu Antoniano (com a regularização da documentação junto ao Estado de Minas Gerais).
Voltemos ao Hotel Quadrado: Inaugurado o prédio principal, seguiram-se, a partir de então, várias outras inaugurações por acréscimos, nesta ordem: a Pracinha Percí (localizada ao fundo do prédio principal e que exigiu estacamento de toda a área confrontante com a antiga Estrada de Ferro Central do Brasil. Obra que não se vê porque fica abaixo do solo. Foram dezoito estacas de ferro e concreto com profundidade que varia de quatorze a vinte metros de profundidade e muro gabião ao fundo); Estacionamento (que se tornou possível após arrematação de área leiloada pela Cemig. Entre a antiga Cadeia e o prédio velho da prefeitura); Instalações da Casa do Mestre de Linhas; instalações da Casa do Agente da Estação e entre ambas, a criação do Restaurante e Espaço para Eventos ‘Bar da Estação’ (‘Bar da Estação’ é uma evocação ao nome do antigo restaurante que existia na Estação de Ferro, que levava esse nome e que atendia aos passageiros de dois tradicionalíssimos comboios diários de passageiro que por ali passavam o ‘Misto’ e o ‘Noturno’ [na minha infância após as aulas no grupo escolar, eu vendia na estação os pasteis que minha mãe fazia – doce lembrança]). Mais tarde foi inaugurado noutro imóvel o Apart’Hotel Quadradíssimo lugar onde se inaugurou também o ‘Lava Real’ a lavanderia do hotel. Observem que todos os imóveis do Hotel Quadrado, sem exceção, guardam relação com propriedades da Antiga Estrada de Ferro Central do Brasil. É uma outra longa história. Filho de ferroviário e tendo Santa Bárbara vivido o grande momento ferroviário de Minas e do Brasil, trata-se de resgate que vem do comando nostálgico reavivador de nossa infância e juventude em Santa Bárbara. O antigo e diminuto escritório de atendimento aos empregados da Central do Brasil foi transformado no ‘Pequeno Memorial da Família Ferroviária em Santa Bárbara – Um resgate da memória da Estrada de Ferro Central do Brasil’ (na sua parte externa eu e meus irmãos, dependurávamos a marmita de meu pai [José Altino] e vários outros filhos de operários da Central faziam o mesmo. E o prego lá está devolvido em nome da história). Ainda viria a ser criada a Pizzaria do Quadrado que levou o nome de ‘Expresso da Estação’.
Como se observa, o nascimento desse empório não decorreu de estratégia comercial alguma. Embora hoje estejam rigorosamente profissionalizadas todas as suas atividades, tudo nasceu de um exacerbado amor à minha terra-berço. Houve dificuldades quase intransponíveis nessa caminhada, das quais não é preciso trazer recordação alguma. Àqueles que tiveram dificuldade de compreender esses passos e passadas sempre respondi com uma só frase: ‘Eu sonho com Santa Bárbara todos os dias, mas, eu só sei sonhar fazendo’. Registre-se que todos os projetos de restauração por nós liderados em Santa Bárbara seguiram rigorosamente os padrões internacionais de restauro e de respeito à memória histórica.
Há, neste momento, projetos em fase de elaboração. Pretendemos dar a Santa Bárbara um novo espaço para eventos de pequeno-médio porte (reservando o espaço do Bar da Estação para eventos maiores). Trabalhamos num projeto de longo prazo viabilizando o turismo da cidade com o turismo rural. Encontra-se em estudo um projeto viabilizador da recriação do nome original do patronímico da cidade: Santa Bárbara do Mato Dentro (será uma nova história).
Em Santa Bárbara, não podem ficar sem ser visitados: A Igreja Matriz e a obra de Athaíde restaurada, o Memorial Affonso Penna, o Hotel Quadrado, Sua Praça da Estação e, é claro, um passeio pela cidade.
José Anchieta da Silva
Idealizador do Grupo Quadrado
Ser referência em Hotelaria e Gastronomia na região do Médio Piracicaba.
Empreender para o desenvolvimento cultural e turístico regional, com sustentabilidade.
Respeito às Pessoas; Respeito à Cultura e Memória Histórica, Práticas Sustentáveis e Excelência no Atendimento.
Utilize o cupom promocional :
FERIAS15OFF
E aproveite 15% OFF nas férias!
Cupom válido até: 31/01/2024
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.